Conheça Leandro Sartori

Acompanhe a trajetória e as bandeiras do vereador Leandro Sartori

Um vereador combativo

Leandro Sartori é professor, militante e defensor dos serviços públicos. Elegeu-se vereador na Câmara Municipal de Itapira em 2020, sendo o 3º mais votado naquela disputa eleitoral, com 1.518 votos. Em 2016, já havia sido o 5º mais votado, mas não pôde assumir a função devido ao coeficiente partidário.

É o primeiro do PSOL a assumir uma legislatura na Baixa Mogiana e espera que o partido amplie suas bancadas na região, para que as pautas de interesse da população – também prioridades para o partido – sejam sempre defendidas com seriedade no legislativo. Quanto a isso, Leandro tem se levantado contra privatizações no âmbito municipal e pela garantia de serviços públicos de qualidade, como na educação e na saúde; pela valorização dos seus servidores; pelo direito à moradia e à mobilidade urbana; pela diversidade cultural; pela preservação do meio ambiente e dos patrimônios históricos; pela segurança alimentar; contra o conservadorismo que afeta o interior de SP; e pela garantia dos direitos das mulheres, das crianças e dos adolescentes, das LGBTs, da negritude, das PCD’s, da juventude e dos trabalhadores.

O mandato parlamentar é um instrumento para a construção de uma realidade mais digna para o povo e só é possível na coletividade. Por isso, seu exercício tem como princípio a transparência e a participação popular.

Contra as privatizações e os lucros acima da vida

Nos últimos anos, Itapira tem passado por inúmeros ataques aos serviços públicos e aos direitos básicos dos cidadãos, e o PSOL é, desde seu surgimento na cidade, quem denuncia essas medidas, independente de qual seja a gestão municipal no período. Leandro leva à Câmara essa postura combativa e propõe medidas que priorizam a maioria da população em detrimento dos interesses privados, os quais mantêm os privilégios econômicos e sociais de uma pequena parcela de cidadãos itapirenses.  

Em 2021, seu mandato foi fundamental na luta contra o PL 30, projeto de lei que permitiu a entrada de Organizações Sociais (OSs) em serviços básicos, como na saúde. Na época, denunciou os problemas da entrada de organizações privadas em setores que deveriam ser geridos pela prefeitura. Sabe-se que as OSs são conhecidas pelo histórico de corrupção e que o atendimento à população tende a ter a qualidade diminuída ainda mais a partir de sua entrada. Hoje, com a lei já em vigor, vê-se o Hospital Municipal sucateado e oferecendo um serviço insuficiente, devido ao baixo número de profissionais atuantes em relação à demanda da população. Leandro tem laços estabelecidos com as profissionais da saúde e está junto delas na batalha por um piso salarial da enfermagem que seja justo e as valorize.

Em 2022, em parceria com as deputadas Mônica Seixas e Sâmia Bomfim, seu mandato conquistou quase 1 milhão de emendas, destinadas à saúde pública municipal. Leandro reafirma, a cada ano, seu compromisso com a população ao posicioná-la no centro do debate político.

Pelo direito de morar

Neste ano, 2023, seu mandato pautou o estudo do novo Plano Diretor e apontou os graves problemas percebidos em sua elaboração. Foi o único a votar contra um projeto de cidade que exclui os mais vulneráveis, considerando a ausência do planejamento de expansão das moradias populares, pelas quais aproximadamente 3 mil famílias itapirenses esperam sem perspectiva de avanço. Em vez de casas populares que incluam a população pobre no espaço urbano, o documento, que deve reger a gestão do espaço da cidade pelos próximos 10 anos, privilegia os interesses privados e favorece a expansão de áreas residenciais por parte das construtoras sem considerar, ao menos, questões ambientais ou de mobilidade urbana. Para seu mandato, a luta pela moradia é urgente em Itapira, tendo em vista a especulação imobiliária que tem tornado os valores de aluguéis cada vez mais altos, colocando os mais pobres em uma completa insegurança. A luta pelo direito à terra e à moradia digna tem sido uma de suas principais bandeiras!

Um professor que está vereador

Leandro é natural de Itapira (SP), onde escolheu viver e construir sua vida profissional. Sempre buscou entender a realidade do país e, quando morou em Assis para cursar a faculdade de História, na Unesp, conheceu o movimento estudantil e, ali, iniciou-se como militante das causas sociais. Já formado e vivenciando os desafios da sala de aula, militou pela educação pública do Estado de SP.

É professor das disciplinas de história, filosofia e sociologia em escolas da cidade e de outras na região. Vê, na educação, a possibilidade de construir um novo futuro e entende que o investimento público e a valorização dos profissionais da educação são requisitos para a estabilização de um modelo de ensino realmente emancipatório para todos.

No combate à extrema direita, ao coronelismo e ao clientelismo

O mandato do Leandro tem sido, em sua essência coletiva, no interior do estado, uma pedra no sapato da extrema direita. Foi parte da mobilização popular pela derrota de Bolsonaro e é oposição às duas forças políticas tradicionais de Itapira, que há anos travam uma disputa pelo poder. Sua atuação tem mostrado que uma alternativa à esquerda e popular tem lugar em meio ao conservadorismo enraizado e aos privilégios da elite.

Projetos do Mandato

Saúde

Educação

Funcionalismo Público

Moradia

Cultura

Economia

Renda

Meio Ambiente

Mobilidade Urbana

Mulheres

LGBTQIAPN+

Negritude

Pessoas com deficiência